Laboratório de Matemática

Chegaram ao Laboratório de Matemática!

Divirtam-se a explorar as experiências com telecomunicações que preparámos para vocêm e vejam como a matemática pode ser útil no vosso dia-a-dia!

  • 12º Ano

    Experiência

    Função Sinusoidal

    Os sistemas de comunicações móveis funcionam através da propagação de ondas eletromagnéticas pelo ar, numa banda de frequências específica, que são descritas por funções sinusoidais. Quando falamos, a nossa voz pode ser descrita por uma soma de funções sinusoidais. Assim, é essencial estudar estas fuções.



  • 12º Ano

    Experiência

    Probabilidades

    A utilização de ferramentas matemáticas, como os modelos estatísticos, para a caracterização de diversos aspetos das comunicações móveis é muito útil. Poder-se-á recorrer, por exemplo, à Distribuição Normal para caracterizar o universo de utilizadores das comunicações móveis.



  • 12º Ano

    Experiência

    Função Exponencial

    Nesta experiência exponenciem o vosso conhecimento sobre a relação entre as funções matemáticas e o crescimento de utilizadores de sistemas de comunicações móveis.



  • 12º Ano

    Experiência

    Função Logarítmica

    A intensidade do sinal radiado por uma antena diminui rapidamente quando a distância à antena aumenta, tipicamente com o inverso desta. Uma vez que, em engenharia, a análise da intensidade do sinal é feita em unidades logarítmicas (dB, ou seja decibel), o decaimento da intensidade assume um comportamento semelhante ao de uma função logarítmica.



  • 12º Ano

    Experiência

    Otimização (derivadas)

    A utilização dos serviços de comunicações móveis não é constante ao longo do tempo. Durante o planeamento de uma rede de comunicações móveis, os operadores têm em consideração a variação do tráfego ao longo do dia, que segue um padrão conhecido. É assim necessário otimizar os recursos da rede para esta variação.