Laboratório de Física

Entraram agora no Mundo da Física!

Venham viajar connosco ao interior das telecomunicações e fiquem a conhecer em pormenor o seu funcionamento. Algumas experiências vão deixar-vos fora de órbita!

  • 11º Ano

    Experiência

    GPS

    O GPS utiliza a informação proveniente de satélites para identificar, através de trilateração, a posição (coordenadas: latitude, longitude e altitude) de um objeto (por exemplo, identificar a localização de um avião), num dado instante.



  • 11º Ano

    Experiência

    Microfones e Altifalantes

    Os telemóveis são dispositivos complexos, constituídos por diversos componentes, cada um com a sua função. Para se conseguir efetuar a comunicação de voz (ou seja, telefonar), o telemóvel tem um microfone e um altifalante entre os seus componentes.



  • 11º Ano

    Experiência

    Ondas Eletromagnéticas

    Os sistemas de comunicações móveis funcionam através da propagação de ondas eletromagnéticas pelo ar sem necessidade de suporte físico, numa banda de frequências específica.



  • 11º Ano

    Experiência

    Antenas

    A antena é um elemento fundamental em qualquer sistema de comunicações sem fios. Funciona como interface entre o telemóvel e o ar. Assim, quando está a emitir, a antena recebe o sinal elétrico que vem através de um cabo e transforma esse sinal numa onda eletromagnética.



  • 11º Ano

    Experiência

    Digitalização

    Uma vez que os sistemas de comunicações móveis atuais são sistemas digitais, têm de ter a capacidade de efetuar a digitalização de sinais. O processo de digitalização começa então com a conversão da voz, que é um sinal analógico, para digital.



  • 11º Ano

    Experiência

    Modulação

    Nos sistemas de comunicações móveis, é necessário colocar os sinais a transmitir (por exemplo, a voz) num outro sinal que se vai propagar no meio de transmissão, através de um processo designado por modulação.



  • 11º Ano

    Experiência

    Fenómenos ondulatórios - Reflexão e Refração

    Quando as ondas eletromagnéticas que vêm da estação base encontram um obstáculo, como um edifício, parte delas são refletidas, podendo estas ondas refletidas chegar ao telemóvel. A refração das ondas eletromagnéticas é outro fenómeno que ocorre quando estas passam de um meio para outro.



  • 11º Ano

    Experiência

    Fenómenos ondulatórios - Difração e Transmissão

    Sabem porque o sinal da rede é mais fraco em alguns locais? Descubram isso e muito mais sobre os fenómenos de difração e transmissão.



  • 11º Ano

    Experiência

    Fibras Óticas

    A utilização da fibra ótica como meio de propagação permite que a transmissão de dados seja feita a velocidades muito elevadas. Assim, as fibras óticas são cada vez mais utilizadas devido ao enorme crescimento da quantidade de dados transmitida pelos utilizadores.



  • 11º Ano

    Experiência

    Bandas de Frequência

    Os sistemas de comunicações móveis comunicam emitindo ondas eletromagnéticas com frequências específicas. Uma banda de frequências não é mais do que um “conjunto” de frequências que se encontram agrupadas de alguma forma por uma utilização comum.